fbpx

Tony Boka

Tony Boka é um músico, compositor e cantor carioca. Caçula de sete irmãos e filho de uma costureira e um sapateiro, o menino moreno de olhos verdes cresceu jogando bola nas imediações do Catumbi, do Rio Comprido e de Santa Teresa. O futebol preenchia seu tempo livre, mas o que não conseguiu driblar foi a paixão pela música.

Aluno exemplar no colégio público onde estudou, Tony foi convocado para o programa “Menor Estagiário”. De dia, estudava e trabalhava. Nas horas vagas, o adolescente se dedicava a aprender acordes através das revistas de cifras. Aos 17 anos, saiu do banco e, com o dinheiro da rescisão, comprou uma moto para se apresentar na noite. Foi um dos fundadores das bandas Baseado em Blues e Suy Generys.

Aos 18 montou uma banda que pegava pesado: Iron Maiden e Rush eram algumas das influências da Gravidade Seletiva. Mais tarde, o formato voz e violão passou também a fazer parte das suas noites. De tanto ouvir pedidos para que tocasse bossa nova, dedicou-se ao estudo dos acordes dissonantes. Tony passou a entender e gostar da tal MPB.

Aos 23 anos, Tony voltou a levar os estudar a sério: entrou no Conservatório Brasileiro de Música para aprender teoria e solfejo.  Paralelamente, tinha aulas particulares de guitarra; primeiro, com Juan Pablo Martin e depois com o mestre Victor Biglione. Na mesma época, conheceu Vinny na casa do amigo e baterista Ricardo Cabral.

Em 1996, gravou sua primeira participação em um disco: o álbum “Todo Mundo”, de Vinny. No trabalho que tem a versão rock de “Heloísa, Mexe a Cadeira”, grande sucesso da época. Há também uma parceria de Tony e Vinny no mesmo disco, “Sandrinha”. Um ano depois, Tony já fazia parte da banda, excursionando pelo Brasil.

Em 2004, mais maduro e experiente, o artista começa a se dedicar mais a suas composições. “Ultra” é o primeiro disco solo de Tony Boka, lançado pela Mills Records, com estilo pop-acústico.

Radicado nos Estados Unidos desde 2016, Tony Boka vem se dedicando a lançamentos do seu projeto instrumental “Wok Pop Jazz”, com composições autorais.

 

 

 

Vertical matte rolex replica black dial, the new iron tyrant's dial is replica watches very eye-catching visually, on the dial plated with a black coating and swiss replica watches then brush into a vertical line of lines, remove part of the black coating, then exposed The color of replica watches uk the dial finally shows a unique effect.